Conheça as tecnologias que estão mudando o universo do motociclismo e deixando todos os itens ainda mais tecnológicos e avançados
A tecnologia muda todos os dias, trazendo novos itens e opções que deixam a vida das pessoas mais fácil e descomplicada. Essa transformação é perceptível em todos os âmbitos, inclusive no setor de automóveis e motocicletas. Não é de hoje que notamos a mudança no design e nas funções de carros e motos. Afinal, a tecnologia está presente em cada novo lançamento.
Se analisarmos as motocicletas fabricadas nos anos 2000, conseguimos notar a diferença para os modelos atuais, motos elétricas, materiais mais tecnológicos e avançados, até mesmo os equipamentos de segurança estão mais modernos. Inclusive, é muito comum que hoje os motociclistas usem o que chamamos de balaclava, ajudando a aumentar a proteção na área da cabeça juntamente com o capacete.
Você confere abaixo uma lista com os principais avanços tecnológicos ocorridos no universo do motociclismo.
Modo de pilotagem
Podemos dizer que o seletor do modo de pilotagem foi uma das primeiras tecnologias usadas nas motocicletas, em grande parte para dar mais potência a elas. Isso se tornou possível graças ao que chamamos de injeção eletrônica, o sistema da moto foi evoluindo eletronicamente e incorporando mais aceleradores. Dessa maneira, tornou-se possível alterar a entrega da potência e também a resposta do acelerador.
Freios ABS
A tecnologia não ajudou somente na potência das motocicletas. Ela também vem auxiliando no sistema de frenagem, para que elas sejam ainda mais seguras. Um exemplo disso são os freios antitravamento, também conhecidos como ABS. Hoje em dia, grande parte das motocicletas oferece esse tipo de freio, mas ainda é uma decisão opcional. O grande objetivo dos freios ABS é frear com segurança, para que o piloto tenha mais controle da moto, de modo que as rodas não acabem travando.
Controle de tração
Apesar de ser algo que começou sendo introduzido apenas em carros, hoje em dia, muitas motos aderiram a essa tecnologia, pois ela tem como objetivo central evitar a derrapagem da roda traseira caso o motociclista acelere em pisos mais escorregadios. Além disso, o controle de tração evita quedas em curvas, o que é ótimo para a segurança do piloto e também das pessoas que estiverem passando pelo local.
Função start/stop
Essa é uma ótima tecnologia, já que vivemos em um mundo no qual a economia e a diminuição da emissão de gases nocivos são pautas tão comentadas, afinal, o meio ambiente tem se tornado cada vez mais um assunto delicado e de extrema importância. Por isso, diversos veículos estão saindo das montadoras já com a função start/stop, que desliga o motor quando o carro está parado por um determinado tempo em um semáforo, por exemplo. Nas motos, essa ainda não é uma tecnologia muito comum, porque tais veículos não costumam ficar parados por muito tempo. Porém, existem alguns modelos com essa função disponíveis no Brasil.
Câmbio de dupla embreagem
Essa é uma tecnologia que também teve início com os carros, já que há alguns anos, alguns modelos começaram a ser fabricados com a dupla embreagem. Contudo, essa novidade chegou a pouco tempo no mundo do motociclismo. As duas embreagens trabalham para que a mudança de marcha seja feita de forma mais ágil. Por ser uma tecnologia mais nova, poucas fabricantes aderiram a esse modelo em nosso país.
Suspensão dinâmica
A suspensão dinâmica é uma tecnologia que já vem chamando a atenção há muito tempo e chegou surpreendendo o universo das motocicletas. Ela é considerada tecnologia de ponta, e podemos dizer que se resume a um sistema eletrônico de amortecimento que utiliza sensores para fazer a verificação das condições do pavimento, também ajudando na regulação das suspensões de acordo com o piso em que a moto está sendo colocada para rodar.